sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Este, já não é o meu mundo...!


"Este, já não é o meu mundo!"

​Esta frase ecoa em mim hoje, tal como a ouvi ao meu avô por volta de 1980. Naquela época, as realidades que nos envolviam — o surgimento dos computadores pessoais, o crescimento dos voos comerciais turísticos ou a criação dos primeiros fundos comunitários — eram um mundo novo e irreconhecível para ele.

​Hoje, 45 anos depois, sinto o mesmo profundo estranhamento.

​Tenho um completo descrédito nas minhas projeções de um futuro melhor, onde a honra, a transparência e a solidariedade dominariam a humanidade. 

Em vez disso, assisto à mais impensável inversão desses valores:

  • Filhos que abandonam pais doentes em hospitais.
  • Políticos que enfrentam ostensivamente a lei e são, de forma revoltante, reeleitos.
  • Manifestantes que exigem direitos sociais, mas pouco ou nada contribuíram para a sociedade que os sustenta.

​A Paz que sempre vivi na Europa está, como nunca, ameaçada. Esta ameaça não vem apenas de tiranos agressivos, mas também da cumplicidade clara de certos governantes europeus e do outro lado do Atlântico bem como, da cobardia daqueles que não sendo cúmplices, se calam por estratégia eleitoral interna.

​Hoje, compreendo as palavras do meu avô como nunca antes. 

E, como nunca antes, temo pelo futuro do Ocidente.



English

"This is no longer my world!"

This phrase resonates with me today, as I heard it from my grandfather around 1980. At that time, the realities surrounding us—the emergence of personal computers, the growth of commercial tourist flights, and the creation of the first community funds—were a new and unrecognizable world for him.

Today, 45 years later, I feel the same profound estrangement.

I completely disbelieve my projections of a better future, where honor, transparency, and solidarity would dominate humanity.

Instead, I witness the most unthinkable inversion of these values:

Children who abandon sick parents in hospitals.

Politicians who openly defy the law and are, disgustingly, reelected.

Protesters who demand social rights but contribute little or nothing to the society that sustains them.

The peace I have always experienced in Europe is, as never before, under threat. This threat comes not only from aggressive tyrants, but also from the clear complicity of certain European and international leaders, and from the cowardice of those who, not being complicit, remain silent as a domestic electoral strategy.


Today, I understand my grandfather's words, as never before.

And, as never before, I fear for the future of Europe.



terça-feira, 14 de outubro de 2025

90 anos: Israel - Árabes

O conflito israel-árabe é uma série complexa de guerras, confrontos e eventos que remontam à primeira metade do século XX.

Abaixo está uma lista dos principais conflitos armados entre Israel e os Estados Árabes - entidades palestinas desde 1947, incluindo as datas de início e os acordos ou datas de cessar-fogo que marcaram o seu fim.

Conflito Principal - Data de Início - Principais Entidades Envolvidas - Data do Cessar - Fogo - Paz 

Guerra de Independência de Israel 
Primeira Guerra Árabe-Israel 
15 de Maio de 1948.

Israel vs. Liga Árabe (Egito, Transjordânia, Iraque, Síria, Líbano, Arábia Saudita).

Acordos de Armistício

---------

Fevereiro–Julho de 1949
Crise/Guerra do Suez 
29 de Outubro de 1956 
Israel, Reino Unido, França vs. Egito.  
Cessar-fogo, 7 de Novembro de 1956.

----------

Guerra dos Seis Dias  
Terceira Guerra Árabe-Israel
5 de Junho de 1967 
Israel vs. Egito, Síria, Jordânia (apoiados por outros países árabes). 

Cessar-fogo mediado pela ONU 10 de Junho de 1967.

-----------

Guerra de Desgaste 
Março de 1969 (Intensificação) | 
Israel vs. Egito (principalmente ao longo do Canal de Suez). 
Cessar-fogo 7 de Agosto de 1970

----------

Guerra do Yom Kippur 
6 de Outubro de 1973 
Israel vs. Egito e Síria. 
Cessar-fogo sob Resolução 338 do CSNU 25 de Outubro de 1973.
Desembocou no Tratado de Paz Israel-Egito (1979). 

-------

Primeira Guerra do Líbano (Operação Paz para a Galileia) 
6 de Junho de 1982 - Israel vs. OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e Síria. 
Retirada da OLP de Beirute em Setembro de 1982. 
Retirada principal de Israel para a "zona de segurança" (1985).

------------

Primeira Intifada 
(Revolta Palestina) Dezembro de 1987 
Israel vs. Organizações Palestinas (OLP, Fatah, Hamas) e civis. 
Acordos de Oslo, Setembro de 1993.

-------

Segunda Intifada (Al-Aqsa) | Setembro de 2000 
Israel vs. Organizações militantes palestinas (Hamas, Jihad Islâmica, Fatah). 

Declínio do Conflito (2005). 
Fim formal após a retirada unilateral de Israel de Gaza e a morte de Arafat. 

--------

Guerra do Líbano de 2006 
12 de Julho de 2006 
Israel vs. Hezbollah (Líbano). 
Cessar-fogo sob Resolução 1701 do CSNU, 14 de Agosto de 2006. 

----------

Guerra de Gaza (2023–2025) 
7 de Outubro de 2023 
Israel vs. Hamas e outros grupos palestinianos. 
Em curso.  Desenvolvimentos em 2025.
Nota sobre a Guerra de Gaza (2023–2025):
O conflito iniciado pelo ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 estava em curso até hoje.
Embora cessar-fogos temporários e anúncios de propostas de paz tenham ocorrido, uma data de paz ou cessar-fogo permanente oficial e universalmente reconhecida até o final de 2025 não foi estabelecida na data limite desta informação.

Após 10 conflitos armados em cerca de 90 anos, alguém acredita que virá agora a paz definitiva?

Eu, não!


English
The Arab-Israeli conflict is a complex series of wars, confrontations, and events dating back to the first half of the 20th century.

Below is a list of the major armed conflicts between Israel and the Arab States—Palestinian entities—since 1947, including their start dates and the ceasefire agreements or dates that marked their end.

Major Conflict - Start Date - Main Entities Involved - Ceasefire Date - Peace

Israeli War of Independence

First Arab-Israeli War

May 15, 1948.

Israel vs. Arab League (Egypt, Transjordan, Iraq, Syria, Lebanon, Saudi Arabia).

Armistice Agreements

---------

February–July 1949

Suez Crisis/War

October 29, 1956

Israel, United Kingdom, France vs. Egypt.

Ceasefire, November 7, 1956.

----------

Six-Day War

Third Arab-Israeli War

June 5, 1967

Israel vs. Egypt, Syria, Jordan (supported by other Arab countries).

UN-brokered ceasefire, June 10, 1967.

-----------

War of Attrition

March 1969 (Intensification) |

Israel vs. Egypt (primarily along the Suez Canal).

Ceasefire, August 7, 1970

----------

Yom Kippur War

Fourth Arab-Israeli War,

October 6, 1973

Israel vs. Egypt and Syria.

Ceasefire under UNSC Resolution 338, October 25, 1973.

Resulted in the Israel-Egypt Peace Treaty (1979).

-------

First Lebanon War (Operation Peace in Galilee)

June 6, 1982 - Israel vs. the PLO (Palestine Liberation Organization) and Syria.

PLO withdrawal from Beirut in September 1982.

Main Israeli withdrawal to the "security zone" (1985).

------------

First Intifada

(Palestinian Uprising) December 1987

Israel vs. Palestinian militant organizations (PLO, Fatah, Hamas) and civilians.

Oslo Accords, September 1993.

-------

Second Intifada (Al-Aqsa) | September 2000

Israel vs. Palestinian militant organizations (Hamas, Islamic Jihad, Fatah).

Decline of the conflict (2005).

Formal end after Israel's unilateral withdrawal from Gaza and the death of Arafat.

--------

2006 Lebanon War

July 12, 2006

Israel vs. Hezbollah (Lebanon).

Ceasefire under UNSC Resolution 1701, August 14, 2006.

----------

Gaza War (2023–2025)

October 7, 2023

Israel vs. Hamas and other Palestinian groups.

Ongoing. Developments in 2025.

Note on the Gaza War (2023–2025):

The conflict initiated by the Hamas attack on October 7, 2023, was ongoing to this day.

Although temporary ceasefires and announcements of peace proposals have occurred, an official and universally recognized date for peace or a permanent ceasefire by the end of 2025 has not been established as of the deadline for this information.

After 10 armed conflicts in nearly 90 years, does anyone believe that definitive peace will come now?

Not me!


sábado, 11 de outubro de 2025

Imigrantes: Cultura, idioma, sectores necessitados


Austrália, Canadá, Itália, Reino Unido entre outros, são países que praticam este tipo de critério: 

A nacionalidade não é um direito do imigrante, é algo que o imigrante conquista e merece.

O imigrante que prova melhor conhecer a cultura, a língua e trabalha há mais tempo em sectores determinados, consegue evoluir num sistema de pontos onde estas características são as mais pontuadas.

Há um mínimo de pontos a atingir em determinado espaço de tempo o que lhe assegurará a prazo - nunca inferior a dez anos - a autorização permanente de residência.

Em minha opinião este, é um princípio. 
Seguramente deverá ser melhorado porém é um critério que coloca lógica no caos retórico de que nacionalidade é um direito, após se entrar num espaço para onde não se foi convidado. 

Ser cidadão tem de implicar, para todos nós, um comportamento exemplar normalizado:

- Ter registo criminal limpo.

- Educar filhos em escola laica padronizada pelo sistema nacional de educação.

- Trabalhar, com remuneração adequada, efectuando descontos para saúde, educação e aposentação.

- Praticar um respeito absoluto - especialmente autolimitando gestos e expressões sonoras - para com todas as religiões.

- Não exibir qualquer manifestação pública, incluindo peças de vestuário, indiciadoras da religião ou etnia do utilizador.

Qualquer falta a estas regras, implicarão pontos negativos para qualquer cidadão imigrante, mais negativos consoante a gravidade demonstrada.

Atingido o limite mínimo de pontos dentro de prazos sucessivos inferiores a dois anos, o imigrante será compelido a abandonar território nacional.



English

Australia, Canada, Italy, the United Kingdom, and others are countries that already practice this type of criterion:

A clean criminal record.

Nationality is not an immigrant's right; it is something earned and deserved.

The immigrant who best understands the culture and language and has worked longer in specific sectors can advance in a points system where these characteristics are the most highly rated.

There is a minimum number of points to be achieved within a given period of time that will guarantee permanent residence authorization over time—never less than ten years.

In my opinion, this is a principle.

It certainly needs to be improved, but it is a criterion that brings logic to the rhetorical chaos that nationality is a right, after entering a space uninvited.

Being a citizen should imply, for all of us, standardized exemplary behavior:

- Having a clean criminal record.

- Raising children in a secular school standardized by the national education system.

- Working, with adequate pay, with deductions for healthcare, education, and retirement.

- Practice absolute respect—especially by limiting gestures and vocal expressions—for all religions.

- No public displays, including clothing, that indicate the wearer's religion or ethnicity.

Any violation of these rules will result in negative points for any immigrant citizen, with more negative points depending on the severity of the violation.

If you reach the minimum points threshold within a successive period of less than two years, you will be forced to leave the country.






quinta-feira, 9 de outubro de 2025

O Grande Cinismo Ocidental

Ao longo dos últimos anos, particularmente dos 2 últimos, com a intensa "comunicação social" focada nas crianças de Gaza, fiquei preocupado com a minha falta de sensibilidade para um tão agudo problema que terá morto e ferido 61.000 crianças.

Depois, percebi porquê:
Só em situações de crise de fome aguda, em 2023, na Somália, Etiópia e Quénia 1.900.000 (um milhão e novecentas mil crianças) - com menos de 5 anos - estavam em risco de morte.

Se compararmos os números, verificamos que algo mais que a "humanidade" relativa a Gaza e a indiferença para com a Àfrica subsariana, terá motivado o intenso clamor mediático.

Será que o tema Gaza foi pago em sigilo, claro, para intoxicar a opinião pública ocidental e ninguém pagou o tema África subsariana, que raríssimas referências mediáticas mereceu?

Ou será apenas que morrer, entre gritos, com o ruído de bombas é mais espectacular que morrer em silêncio?


English

Over the past few years, particularly the last two, with the intense "media" focus on the children of Gaza, I became concerned about my lack of sensitivity to a problem so acute that it had killed and injured 61,000 children.

Then I understood why:

In situations of acute famine alone, in 2023 alone, in Somalia, Ethiopia, and Kenya, 1,900,000 (one million nine hundred thousand children)—under the age of 5—were at risk of death.

If we compare the numbers, we see that something more than the "humanity" toward Gaza and the indifference toward sub-Saharan Africa motivated the intense media outcry.

Could it be that the Gaza issue was secretly paid for, of course, to intoxicate Western public opinion, while no one paid for the sub-Saharan Africa issue, which received very little media attention?

Or is it just that dying, screaming, with the sound of bombs is more spectacular than dying in silence?



quarta-feira, 8 de outubro de 2025

A vitória do mais energúmeno terror !

Queiramos ou não, a lógica terrorista venceu.

Compensa - de facto - ter comportamentos desumanos, repugnantes e selvagens em política.

O século XII raptando e chantageando cidadãos do século XXI, venceu...!

Muitos mais actos terroristas em nome de Allah, subsidiados e perpetrados por teocracias e monarquias medievais irão acontecer, porque vencem...

Lapidação, misogenia e homofobia continuarão a ser  causas próximas para hostilizarem os sistemas onde vivemos e que agora se curvam, em nome de crianças de hoje mas indubitáveis terroristas no futuro, em nome de Allah, claro.

Esperemos que as mentes sensíveis de hoje, tenham corpos mais robustos para suportar sevícias em nome de uma lei que hoje dizem desconhecer porém, os condenará e mutilará amanhã, talvez aplicada pelas mesmas crianças que tanta pena hoje lhes motivou...



English:

Like it or not, terrorist logic has won.

It pays to have inhumane, repugnant, and savage behavior in politics.

The 12th-century kidnapping and blackmailing of 20th-century citizens has won...!

Many more terrorist acts in the name of Allah, subsidized and perpetrated by medieval theocracies and monarchies, will occur. It pays...

Stoning, misogyny, and homophobia will continue to be the proximate causes of the distant, bloodthirsty systems to which the West has bowed.

In the name of children today, undoubtedly terrorists of tomorrow, in the name of Allah, of course.

Let us hope that today's sensitive minds have more robust bodies to endure abuse in the name of the law they claim to know nothing about, but which will condemn and mutilate them tomorrow, who knows, applied by children who deserves so much sorrow for them now...





segunda-feira, 6 de outubro de 2025

O tempo e a lei.

​Embora os fundamentos venham da Antiguidade, a estrutura e os princípios orientadores da maioria dos quadros penais ocidentais vigentes, surgiram principalmente a partir da segunda metade do Século XVIII, consolidando-se no Século XIX.


Face aos castigos medievais - ainda comuns em demasiados países - as lógicas iluministas moderaram alguns e eliminaram outros castigos então e hoje ainda, considerados repugnantes como a pena de morte.

Esta é uma área com dados estatísticos importantes e, frequentemente, com debates intensos nos EUA.

​As principais diferenças estatísticas observadas entre os estados dos EUA que têm a pena de morte e os que a aboliram estão relacionadas às taxas de homicídio e à aplicação real da pena.

​A principal diferença estatística observada é a seguinte:

Estados sem Pena de Morte: 

De acordo com dados do FBI (Bureau Federal de Investigação) e análises estatísticas, os estados que não têm a pena capital geralmente apresentam taxas de homicídio mais baixas do que os estados que a aplicam.

Estados com Pena de Morte: 

O índice de homicídio nesses estados tem sido, em média, significativamente maior (em algumas análises, de 48% a 101% maior) do que nos estados que aboliram a pena de morte.

​Essa estatística sugere, para muitos especialistas, que a pena de morte não serve como um fator de dissuasão (desencorajamento) único ou mais forte do que a prisão perpétua.

As taxas de homicídio aumentam e diminuem de forma semelhante em ambos os grupos de estados, o que leva à conclusão de que outros fatores – como demografia, desemprego, investimento em policiamento, promotores e prisões – tendem a influenciar mais a criminalidade violenta do que a existência ou não da pena capital.

​Embora a pena de morte seja legal em muitos estados, a sua aplicação real é limitada e desigual.

Concentração de Execuções: 

A grande maioria das execuções nos EUA ocorre em um pequeno número de estados, sendo o Texas historicamente o líder, seguido por outros estados da antiga Confederação (Sul dos EUA).

Abolição e Raridade: 

Alguns que mantêm a pena capital, raramente a aplicam ou sentenciam alguém à morte. 

No total, cerca de 15 estados e o Distrito de Colúmbia a aboliram, e mesmo entre os que a mantêm, muitos raramente a executam.

Sentenças Alternativas: 

O aumento da opção de prisão perpétua sem direito à liberdade condicional tem levado a uma redução no número de sentenças de morte nos últimos anos, pois oferece às famílias das vítimas uma condenação definitiva sem os longos anos de apelação judicial típicos dos casos de pena capital.

​Em resumo, as estatísticas mais notáveis são: os estados sem a pena de morte tendem a ter taxas de homicídio mais baixas e que, nos estados que a mantêm, a aplicação da penalidade é muito concentrada e desigual.


English:

Although the foundations date back to antiquity, the structure and guiding principles of most current Western penal frameworks emerged primarily from the second half of the 18th century, consolidating in the 19th century.

In light of medieval punishments, enlightenment thinking moderated some and eliminated others then and still today considered repugnant, such as the death penalty.

This is an area with important statistical data and often heated debate in the US.

The main statistical differences observed between US states that have the death penalty and those that have abolished it, are related to homicide rates and the actual application of the penalty.

The main statistical difference observed is as follows:

States without the Death Penalty:

According to FBI data and statistical analyses, states that do not have the death penalty generally have lower homicide rates than states that do.

States with the Death Penalty:

The homicide rate in these states has been, on average, significantly higher (in some analyses, 48% to 101% higher) than in states that have abolished the death penalty.

This statistic suggests, to many experts, that the death penalty does not serve as a unique or stronger deterrent than life imprisonment.

Homicide rates rise and fall similarly in both groups of states, leading to the conclusion that other factors—such as demographics, unemployment, investment in policing, prosecutors, and prisons—tend to influence violent crime more than the existence or absence of the death penalty.

In summary, the most notable statistics are that states without the death penalty tend to have lower homicide rates, and that in states that retain it, application of the penalty is highly concentrated and uneven.





sábado, 4 de outubro de 2025

308 municípios.

O número de 308 concelhos (ou municípios) em Portugal é, acima de tudo, o resultado de um longo processo histórico, consolidado no século XIX após as reformas liberais, e que se manteve relativamente estável desde então.

Não existe um único "racional" matemático ou geográfico moderno que justifique este número exato, mas sim uma combinação de fatores históricos, políticos e culturais que o mantiveram ao longo do tempo.

Fatores que Justificam o Número Atual de Concelhos:

Herança Histórica e Estabilidade Pós-Liberal
O número atual (308) é um resquício da grande reforma administrativa levada a cabo pelo Liberalismo no século XIX.

Reforma de Passos Manuel (1836): 
Esta reforma, que se seguiu à de Mouzinho da Silveira, reduziu drasticamente o número de concelhos (que eram mais de 800) para cerca de 351, com o objetivo de criar circunscrições municipais maiores e mais viáveis.

Consolidação: Após esta redução inicial, o mapa municipal sofreu poucas alterações significativas. O número oscilou entre o mínimo de 268 (em 1853) e o máximo de 351, fixando-se progressivamente num patamar próximo ao atual, por força da estabilidade política e da resistência local a novas extinções.

A Importância da Autarquia Local:
Os concelhos (municípios) são a principal autarquia local em Portugal, consagrada na Constituição (art. 235º), e representam o nível de administração mais próximo do cidadão.

Proximidade e Identidade: 
A manutenção de 308 municípios reflete a forte identidade local e o enraizamento histórico da população. A extinção de um concelho é frequentemente vista como a perda de autonomia e de identidade da comunidade.

Descentralização: 
O município é o instrumento primário da descentralização do Estado, com órgãos próprios (Câmara e Assembleia Municipal) que visam a promoção dos interesses próprios das populações respetivas.

Dimensão Geográfica e Populacional (Contexto Europeu):
Embora 308 possa parecer muito para a dimensão de Portugal, na comparação europeia, os municípios portugueses são, em média, relativamente grandes.

População: 
O município português médio tem cerca de 34 mil habitantes, muito acima da média da União Europeia (cerca de 5 mil habitantes por município). Portugal ocupa a 7.ª posição na UE em termos de número de habitantes por município.
 
Território: A área média de um município português (cerca de 300\km²) é seis vezes maior do que a média territorial na UE (cerca de 52\km²).
Isto sugere que, ao contrário de outros países europeus que fizeram grandes fusões municipais nas últimas décadas para ganhar escala, Portugal já possui municípios com uma dimensão considerável, o que diminuiu a pressão para reformas mais radicais.

O Debate sobre a Racionalização do Mapa:
Apesar da estabilidade, o número de concelhos é frequentemente alvo de debate. 
O argumento a favor da sua redução baseia-se na grande disparidade entre municípios.

Disparidade Extrema: 
Alguns municípios como Lisboa, Sintra e Vila Nova de Gaia têm mais de 300 mil habitantes, enquanto 15% do total (cerca de 49) têm menos de 5 mil habitantes.

Viabilidade Financeira e de Gestão: 
Os concelhos muito pequenos e com pouca população enfrentam, por vezes, maiores dificuldades na gestão dos serviços públicos e no aproveitamento de economias de escala.
Contudo, qualquer tentativa de alterar este número esbarra na resistência política e social, mantendo-se 308 concelhos como o mapa administrativo oficial de Portugal.

Será difícil entender com os transportes, telecomunicações, auto-estradas actuais, continue o OE a alimentar 308 estruturas administrativas, na sua esmagadora maioria, impossíveis de suportar pelo valor colectado aos impostos locais...

Qual a lógica de manter inalterável uma decisão do século XIX?


O número de vereadores numa Câmara Municipal em Portugal não tem um valor fixo, mas sim um intervalo que depende do número de eleitores do respetivo município.
O número mínimo e máximo, excluindo as situações especiais de Lisboa e Porto (que têm 16 e 12 vereadores, respetivamente), seguem a seguinte regra:
 - Mínimo: 4 vereadores nos municípios com 10.000 ou menos eleitores.
  - Máximo: 10 vereadores nos municípios com 100.000 ou mais eleitores.

Estrutura por Número de Eleitores
A constituição da Câmara Municipal (que inclui o Presidente e os restantes Vereadores) é definida pela seguinte tabela:

Número de Eleitores, Número de Vereadores 
10.000 ou menos eleitores, 4
Mais de 10.000 e até 50.000
eleitores 6
Mais de 50.000 e menos de 100.000 eleitores 8.
100.000 ou mais eleitores 10.

Nota: Em Lisboa e Porto, o número de vereadores é de 16 e 12, respetivamente.

O Presidente da Câmara é sempre o primeiro candidato da lista mais votada, e os restantes membros do executivo são os vereadores.
Ou seja, no mínimo, 308 x 5 (Pr+Verd.) = 1.540 cargos locais...



English

The number of 308 municipalities in Portugal is, above all, the result of a long historical process, consolidated in the 19th century after the liberal reforms, and which has remained relatively stable since then.

There is no single modern mathematical or geographical "rationale" that justifies this exact number, but rather a combination of historical, political, and cultural factors that have maintained it over time.

Factors that Justify the Current Number of Municipalities:

Historical Heritage and Post-Liberal Stability

The current number (308) is a remnant of the major administrative reform carried out by Liberalism in the 19th century.

Passos Manuel Reform (1836):

This reform, which followed that of Mouzinho da Silveira, drastically reduced the number of municipalities (which were over 800) to approximately 351, with the aim of creating larger and more viable municipal districts.

Consolidation: After this initial reduction, the municipal map underwent few significant changes. The number fluctuated between a minimum of 268 (in 1853) and a maximum of 351, gradually settling at a level close to the current one, due to political stability and local resistance to further abolitions.

The Importance of Local Government:

Municipalities are the main local government in Portugal, enshrined in the Constitution (art. 235), and represent the level of administration closest to the citizen.

Proximity and Identity:

The maintenance of 308 municipalities reflects the strong local identity and the historical roots of the population. The abolition of a municipality is often seen as a loss of autonomy and community identity.

Decentralization:

The municipality is the primary instrument of state decentralization, with its own bodies (Council and City Council) that aim to promote the interests of their respective populations.

Geographic and Population Size (European Context):

Although 308 may seem large for Portugal's size, in a European comparison, Portuguese municipalities are, on average, relatively large:

Population:

The average Portuguese municipality has around 34.000 inhabitants, well above the European Union average (around 5.000 inhabitants per municipality). Portugal ranks 7th in the EU in terms of population per municipality.

Territory: The average area of ​​a Portuguese municipality (around 300 km²) is six times larger than the EU average (around 52 km²).

This suggests that, unlike other European countries that have undergone large municipal mergers in recent decades to gain scale, Portugal already has municipalities of considerable size, which has reduced the pressure for more radical reforms.

The Debate on Rationalizing the Map:

Despite stability, the number of councils is often the subject of debate.

The argument in favor of reducing it is based on the significant disparity between municipalities.

Extreme Disparity:

Some municipalities, such as Lisbon, Sintra, and Vila Nova de Gaia, have over 300,000 inhabitants, while 15% of the total (approximately 49) have less than 5,000 inhabitants.

Financial and Managerial Viability:

Very small municipalities with small populations sometimes face greater difficulties in managing public services and taking advantage of economies of scale.

However, any attempt to change this number encounters political and social resistance, maintaining the 308 municipalities.

It will be difficult to understand how, with current transportation, telecommunications systems and highways, the State Budget continues to support 308 administrative structures, the overwhelming majority of which are impossible to support due to the amount collected in local taxes...

What is the logic behind maintaining a 19th-century decision unchanged?

The number of councilors on a city council in Portugal is not fixed, but rather a range that depends on the number of voters in the respective municipality.

The minimum and maximum numbers, excluding the special situations of Lisbon and Porto (which have 16 and 12 councilors, respectively), follow the following rule:

* Minimum: 4 councilors in municipalities with 10,000 or fewer voters.

* Maximum: 10 councilors in municipalities with 100,000 or more voters.

Structure by Number of Voters

The composition of the City Council (which includes the Mayor and other Councilors) is defined by the following table:

Number of Voters, Number of Councilors

10,000 or fewer voters, 4.

More than 10,000 and up to 50,000 voters, 6

More than 50,000 and less than 100,000 voters, 8.

100,000 or more voters, 10.

Note: In Lisbon and Porto, the number of councilors is 16 and 12, respectively.

The Mayor is always the first candidate of the most voted slate, and the remaining members of the executive committee are councilors.

In other words, at least 308 x 5 (Pr+Verd.) = 1.540 local positions...







UE: O último reduto!

Quando os valores mais altos de humanismo, compreensão e igualdade de uma civilização estão em causa, há sempre um último reduto...