Há dois dias, um conhecimento próximo meu, recebeu um mensagem via WApp (mas também poderia ter sido por outra qualquer aplicação...) dizendo:
"Pai, tenho o meu telemóvel avariado. Este número é provisório. Peço-te que me envies XXXX euros para o IBAN xxxxxxxxxxxxxxxxx, urgentemente. Obrigado. Beijinho. "
O meu amigo não contactou o filho por telemóvel - por ele estar avariado - e enviou, face à urgência alegada, para o IBAN indicado, o montante.
Moral da história: Tudo era falso. O filho não tinha o telemóvel avariado, o IBAN era o dos malfeitores e claro, não havia urgência nenhuma.
Por isto, aconselho:
- Nunca transfira dinheiro para um IBAN desconhecido.
- Na sua lista de contactos do WApp ou qualquer outra aplicação, não identifique os parentescos (pai, filho, mãe, irmão, avô, padrinho...) próximo aos nomes. Evite fotos que associem esses parentescos.
- Confirme sempre com alguém próximo ao familiar que envia a mensagem, se foi ele que a enviou.
Este acontecimento tem 48 horas...
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